claudinhobrasil.com

Música, Atitude, Cultura e Informação!

Comece a meditar agora (passo a passo)! Você pode! É fácil!

Em 27/01/2010

Meditação passo a passo:

  1. Sente-se no chão, com a coluna ereta, de pernas cruzadas da maneira mais confortável possível. Feche os olhos.
  2. Escolha um mantra que você goste para recitar, não precisa ser em voz alta!
  3. Deixe os apegos e as aversões, pratique a equanimidade, não reaja!
  4. Sinta o gostinho da verdadeira felicidade!

Leia abaixo e entenda como isso realmente funciona!

A minha vida mudou depois que comecei a meditar. No começo eu precisava me esforçar, agora não vivo sem. Depois de muitos anos praticando a meditação resolvi fazer esse post pra poder ajudar outras pessoas que tem vontade de começar, mas ainda acham a meditação algo complicado. Garanto: meditar é muito simples!
No ano passado eu fiz uma prática de meditação de 11 dias com voto de silencio. Foi uma oportunidade incrível. Com o tempo e com a prática eu pude compreender o verdadeiro significado da meditação para mim e agora me sinto seguro para falar sobre ela. Nesse post vou ensinar você como começar e o porque de praticar a meditação.
Acompanhe o raciocínio (breve introdução).
O objetivo da meditação é o auto conhecimento, se nos conhecemos mais sofremos menos e assim sentimos mais o gostinho da verdadeira felicidade.
Há milhares de anos atrás nosso querido Buda resolveu sentar-se embaixo de uma árvore e disse que só sairia de lá depois que encontrasse a raiz do sofrimento humano. Depois de meses meditando ele encontrou: o sofrimento humano sempre nasce do apego e/ou da aversão. Isso é fácil de entender. Pense, apego aos familiares (pais, filhos, irmãos); apego à vida, apego ao trabalho, apego as minhas idéias, apego ao corpo, apego ao dinheiro, etc. Tudo isso de alguma maneira gera o sofrimento. O mesmo acontece com a aversão: aversão a alguém que me incomoda muito, aversão a uma situação que não suporto, aversão ao trabalho, aversão ao chefe, aversão ao clima quente ou frio, aversão à morte, etc. Toda aversão também gera sofrimento inevitável.
Então o que fazer?
A meditação nada mais é que praticar o desapego e a não aversão. Isso chamamos de equanimidade, que é o equilíbrio: o segredo da felicidade.

Como praticar a equanimidade?
Exercitamos a equanimidade com a prática da não reação. É simples!
Sente-se no chão, com a coluna ereta, de pernas cruzadas da maneira mais confortável possível. Feche os olhos. Depois de 10 segundos sua perna vai começar a coçar, não coce, lembre-se que precisamos exercitar a não reação, a equanimidade é o exercício do desapego, não se apegue a coceira, deixa ela ir embora. Depois de poucos segundos você vai pensar: que besteira isso tudo, tenho mais o que fazer, lembre-se, isso é aversão, não deixe a aversão te dominar, deixe ela ir embora também, não reaja. Depois de poucos segundos um mosquito vai passar ou uma mosca vai pousar em você, lembre-se que o exercício é não reagir, não crie aversão à mosca, seja equânime, permaneça imóvel, em pleno silencio, o único objetivo aqui é a não reação. Depois de 1 minuto sua perna vai começar a doer, deixe a dor ir embora, não reaja, continue meditando. Se você conseguir ficar alguns bons minutos fazendo essa prática, logo vem à recompensa: uma sensação muito prazerosa de quietude e calma. Não se prenda a ela, lembre-se que estamos praticando o desapego, o prazer também é efêmero, deixe o prazer também ir embora.
O exercício da não reação é o exercício da equanimidade.

Ser equânime é aprender a se desprender tanto do apego quanto da aversão. Quando realmente conseguimos desapegar e conseguimos não criar aversão experimentamos o gostinho da verdadeira felicidade. Depois que criamos o hábito de meditar, a equanimidade passa a ser algo mais natural e assim suportamos muito mais as dificuldades do dia-a-dia.
Quando perdemos algo que gostamos, na hora praticamos o desapego, exatamente a mesma prática que tanto exercitamos na meditação e naturalmente sofremos menos. Quando alguém nos fecha no transito, muito antes de xingarmos o próximo, exercitamos a não reação, que é a não aversão, exatamente o que praticamos na meditação.
Com a meditação você vai se tornar uma pessoa muito mais flexível, muito mais compreensiva, muito mais amorosa, ou seja, muito mais feliz.
Viu só, não tem nada de complicado na meditação. Esqueça aquela idéia que meditar é se livrar dos pensamentos, isso parece tão distante da nossa realidade.
Comece já, feche os olhos, não reaja, seja equânime e sinta a gostinho da verdadeira felicidade!

Categoria: Atitude Informaçao Vida

Relacionados


Comentários

  1. Bárbara Bilek says:

    Claudinhooooo… Simplesmente MÁGICO!
    E nada acontece por acaso, digo isso pq acabei de ler uma frase que diz : Compreender o outro é o primeiro ato para atrair compreensão para si mesmo.
    E logo em seguida, veio em minha mente, a quanto tempo q ñ entro no blog do Claudinho, e resolvi abrir. E para a minha maior supresa, ganho esse presente,ao ler sobre meditação. Amei tudo o q vc disse. E realmente é preciso realizar o Desapego a tudo e a todos. E sim vivenciar o AGORA! Pq amanha pode ser tarde demais!
    Um grande beijo na alma!
    De todo o meu coração.
    Bárbara Bilek

  2. naty says:

    Claudinho, vc é uma pessoa admirável. Eu pelo menos te admiro com muita intensidade.
    Amei a ‘aula de meditação’ . A partir de amanha ja estarei praticando. É o melhor momento p eu aprender.
    Obrigada!
    Mil Beijos
    Naty (JF)

  3. Karina says:

    Bom dia,estou tomada por uma sensação única neste momento.Nuncav estive num espação tão interessante como este.
    Li o post sobre Paciência” e no final a descrição do lugar onde vc estava…fascinante.
    Vc está de parabéns”

  4. Thais says:

    É uma sensaçao diferente do normal,um sentimento sem explicaçao é um sentimento que só é preciso ser feito para realmente sentir,e estou aprovando esta experiencia,que jamais terei vontade de esquecer e de praticar,meditar ajuda na controlaçao de seu pensamento e força fisica,e que voce ao meditar se sente mais renovado(a)e consegue controlar mais suas energias e fixar seus pensamentos saindo de todos os problemas calsado pelo dia-a-dia.
    Então recomendo e aprovo,voce irá sem dúvidas se sentir uma pessoa com uma vida mais tranquila e renovada.

  5. Rodrigo Delgado Matos says:

    Isso é uma mentira!!!! Mente vacia é offina do diabo!

  6. Calma Rodrigo! Concordo q mente vazia é oficina do diabo, mas qndo meditamos a mente fica vazia de conteudo superficial, mas repleta de amor! Experimente!

  7. D.O.R says:

    Fala Rodrigo!

    Olha, confesso que eu não medito, mas acho que você confundiu as coisas.

    Veja que no próprio texto o Claudinho escreveu:
    “A meditação nada mais é que praticar o desapego e a não aversão. Isso chamamos de equanimidade, que é o equilíbrio: o segredo da felicidade.”

    Meditar não é a prática da “mente vazia”. Você está confundindo com as pessoas que não ocupam a mente com algo e ficam gastando neurônios pensando em coisas superficiais, como o Claudinho disse acima.

  8. João Gusthavo Borges de Sampaio says:

    Rodrigo, segue uma pequena extração de um texto chamado Buscando o Lazer do Homem – alternativa necessária para uma boa qualidade de vida escrito em 2/8/2005 por Thiago Lima Silva.
    Link do texto na íntegra:
    http://www.etur.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=7689

    “Então, essa atividade era considerada como um castigo divino imposto, uma injunção da precariedade humana e instrumento de purificação. Considerava a vida neste mundo menos importante que a vida futura, divulgando que os trabalhos e as dificuldades deviam ser suportados até a chegada da felicidade eterna, (post mortem). Podemos notar na Bíblia, em Gênesis, quando a Adão e Eva comem do fruto proibido, conhecem o bem e o mal, perdem a liberdade de desfrutar o ócio, pois Deus o castiga dizendo:

    “…maldita seja a terra por sua causa.Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida. (…). Comerás o teu pão com o suor do teu rosto.”(BÍBLIA SAGRADA, GÊNESIS).

    Surge, então, pelo Cristianismo, liderado pela igreja Católica, a supervalorização do trabalho e a preguiça é vista como pecado. O homem deve estar sempre em atividade. Esta filosofia cristã foi assimilada pela cultura popular e se traduz em ditados como: “mente vazia é oficina do Diabo”, “Deus ajuda a quem cedo madruga”, “A preguiça é a mãe de todos os vícios”, dentre outros.”

    Ou seja, é a idéia imposta ainda na idade média que leva o homem a crer que na vida algo como o Trabalho seja o mais importante.. VIVER também é necessário para a manutenção de uma mente e espírito sadios. Reserve uma parte do dia para você e mais ninguém! Garanto que passará a viver melhor e em paz com o mundo e consigo mesmo.

    Abraços!

  9. Pomba da Paz says:

    Parabéns Claudinho, gostei do que vc escreveu, nunca acreditei nessa história de meditação, e agora que li sua matéria, vou começar hoje mesmo. Se vai dar certo, não sei, mas é uma forma de me curar da depressão e stress. Só gostaria de saber quando estamos meditamos, o que devemos pensar?? Esquecer os problemas?? Mas se nao conseguimos tirar da mente?? email: dapazpomba@yahoo.com.br. Me mandem informação que estou interesado. Abraços pessoal

  10. Olá Pomba da Paz, minha ideia com a meditacao nao é parar de pensar… recite um mantra e tente se concentrar nele, se for pensar em algo pense em coisas boas, ou mentalize boas energias pra familiares ou pessoas especiais ou q estejam precisando. Nao pense nos problemas, pense só em coisas gostosas e mande isso pra todos os seres ou pra qm vc quiser, entendeu? Se vc se destrair e voltar a pensar nos problemas volte a pensar em coisas boas e assim sucessivamente. Nao desista, meditar eh um exercicio! Grande abraço e boa sorte! =) E q todos os seres sejam felizes!

  11. Ariel says:

    Nossa fiquei muito impressionado com seu raciocínio, realmente vc está de parabéns, simples objetivo e eficaz parabéns!!

  12. Mto obrigado Ariel, fiquei muito feliz com seu feed back! Grande abraço!

  13. Denise says:

    Foi maravilhosa a tua orientação e acolhimento sobre a meditação. Eu estou muito interessada só que tudo o que eu lia parecia inatingível, mas você fez essa aproximação de forma muito simples e também didática. Ficou bem mais fácil de dar o primeiro passo, muito obrigada! abraço

  14. Que legal Denise, a missao é essa mesmo! Fico na espera de novidades e sucesso no primeiro passo! Grande bju!

  15. Schirley says:

    Obrigada Claudinho. Faço meditação algum tempo
    os problemas chega toda hora na mente tento prestar atenção na respiração gostei dos exclarecimentos valeu mesmo. Muito bom

  16. Clarissa Monteagudo says:

    Amei seu texto. Estou começando e é muito difícil mesmo. Mas vamos lá!! Obrigada pelas dicas.

  17. Isso ae Clarissa! Vale muito a pena cada esforço! Boa sorte! Abraço!

  18. Brunna says:

    Boa tarde,
    Gostaria de saber qual o tempo recomendado para um iniciante e quando devo aumentar o tempo da meditação?

    Obrigada.

  19. Odecio Cella says:

    Eu acreditava que tinha este desapego, áté incentivei muito a mulher da minha vida a ir pra outro país pra estudar dizendo pra ela que o nosso amor era invencível e que nada mudaria isso, mas o que ocorreu vc já pode imaginar, então sofri pra C…., agora estou buscando através das suas dicas um jeitinho de encarar a vida melhor.
    abrçs

  20. Adriana says:

    Claudinho, nunca meditei, só lendo a sua explicação entendi a “moral” da história. Mas devo começar com quantos minutos? Quando sei que é hora de parar? Coloco um relógio pra despertar? Fico ali sentadinha recitando o mantra mentalmente por quanto tempo? Hoje, com o grau de experiência que tem Vc fica quanto tempo?

  21. Darlene La Serra says:

    ……sem comentários….nossa, que aula!!!!!!!
    tão simples assim…..???é igual andar de bicicleta
    já estou iniciando e com certeza estarei retornando dentro de 07 dias para contar as boas novas ok.
    no momento só tenho que parabenizá-lo e agradecer.

  22. Renata says:

    otimas dicas! vou praticar com calma bem se isso permiti crianças de 10 anos meditar.

  23. Manuu says:

    Adoreii as dicas e queria saber quanto tempo devo ficar meditando.

  24. carlos sebastiao de jesus says:

    maravilhoso seu texto sobre meditaçao colabora em muito para o desenvolvimento desta cultura no Pais,qto mais melhor,tenho tbem algo neste sentido http://www.saudevidameditando.com.br .bom compartilhar sobre o tema.

  25. Tainara says:

    Olá. Pesquisando sobre meditação no google, após assistir ao filme “comer, rezar e amar”, achei o seu blog e foi a melhor descrição que li. Percebi que preciso sim pratica a meditação para enfim conseguir praticar o desapego e a não reação. Acho que muitas coisas irão melhorar em minha vida. Parabéns por sua iniciativa!

  26. Jean says:

    Sempre quis saber uma explicação para a meditação o do pq ficar parado ali sem fazer nada… sua explicação foi sensacional sério vou começar a praticar assim que conseguir um tempo livre.
    Abraço e valeu.

  27. Ricardo Carvalho says:

    Muito boa sua orientação (simples e objetiva).
    Já muitos textos sobre o tema, com suas dicas vou iniciar o processo.
    Continue com as dicas por favor.
    Sucesso e tudo de bom pra ti rapaz.
    Obrigado.

  28. NINI (BH) says:

    Olá Claudino, parabéns pela sua idéia, divulgar algo que pode mudar o nosso interior “se quizermos” e então
    veremos que a força e a vontade aliados nos farão espíritos muito melhores.
    BJOS NINI

  29. joao coelho says:

    claudinho
    simplesmente muito bom,prosperidades,tendo alguma orientação nova redirecione para mim.
    joao coelho.

  30. claudio says:

    valeu chara

  31. gerson almeida says:

    nossa mano vc e Formidável,amanha ja começo a mediar muito obrigadoº~~º…..

  32. Thaty says:

    Adorei!!!!!!!!!!!

  33. camila says:

    Eu adorei sua dica, pra mim nesse momento foi de grande valor.

Deixe um comentário


Siga-me com: